ROBALOS GRANDES Á NOITE


No verão, com dias de mar calmo e águas claras fica mais difícil a captura de maiores exemplares. A pesca nocturna pode ser uma boa alternativa, visto que os predadores estão mais activos durante estas horas de escuridão, saindo dos buracos onde se refugiam durante o dia e chegando por vezes até muito perto da costa à procura de alimento.
O SURF-CASTING nocturno é um tipo de pesca que pode oferecer grandes capturas.

CARAVELA PORTUGUESA

Esta foto foi tirada por mim, na terça-feira dia 16 de setembro de 2008, na costa de Salir do Porto.



A caravela-portuguesa (Physalia physalis), também conhecida como garrafa-azul, é um animal do grupo dos cnidários. Tem cor azul e tentáculos cheios de células urticantes, e aparece nas águas de todas as regiões tropicais dos oceanos.
A caravela-portuguesa não tem movimento próprio - flutua à superfície das águas, empurrada pelo vento, com os seus tentáculos por baixo, sempre prontos a envolver um peixe para a sua alimentação. Os seus tentáculos podem chegar aos 30 metros.
A caravela portuguesa é comumente identificada como uma água-viva, contudo tem dois tipos de nematocistos: pequenos e grandes; estes "órgãos" conservam as suas propriedades por muito tempo, mesmo que o indivíduo tenha ficado várias horas a seco na praia.
É importante manter a distancia e evitar o contacto.




PARGOS


O tipo de fundo que normalmente se encontram são “beiradas” de grandes cabeços de pedra, estes fundos mistos oferecem algum conforto em termos de defesa e proporcionam alguma facilidade na alimentação de caranguejos pilados e outros organismos que fazem parte da sua alimentação.